terça-feira, 26 de agosto de 2014

Fazer as unhas, exige atenção.

Para muita gente o fim de semana é dia de ir ao salão de beleza dar uma valorizada na aparência. Mas será que para ficar mais bonita você não descuida da saúde? Fazer as unhas, por exemplo, exige atenção.  Saiba que compartilhar utensílios como alicates de cutículas, espátulas e lixas pode gerar transmissão de vírus e fungos. O ConsultaClick explica como essas contaminações podem acontecer e como pequenas ações podem evitá-las

Infecções por vírus presentes no sangue




Hepatites B e C, HIV e sífilis são os tipos de contaminação mais comuns nos salões de beleza. Todos eles podem ser transmitidos através do contato com o sangue infectado. Você pode ser infectada se usar um alicate de cutícula que contenha resíduo de sangue contaminado. Outras formas de contaminação é o compartilhamento de qualquer objeto que corte ou perfure a pele, como agulhas, bisturis, lâminas e instrumentos odontológicos.


Verrugas

O vírus da hepatite também causa verrugas. Compartilhar equipamentos pode provocar o aparecimento do problema na pele ao redor das unhas. O tratamento é doloroso e caro, sem falar que as verrugas podem se proliferar.

É possível evitar a contaminação em salões de manicure

A maneira mais fácil de evitar a contaminação durante as visitas aos salões é levar seus próprios utensílios. Tenha um kit de palitos, lixas, espátulas e principalmente alicate de cutículas.

Esterilização dos materiais 

Quem frequenta salões sabe que as manicures podem reclamar de usar outros equipamentos, já que estão acostumadas aos delas. Não terá problema de tudo for descartável ou esterilizado. Converse com a profissional de sua confiança e exija a higiene necessária. 

Os instrumentos que serão esterilizados devem ser colocados em estufas apropriadas, elas chegam a atingir 200 °C. Outra dica: todos os envelopes de esterilização contêm uma marca geralmente azul que após o processo de higienização muda de cor, na maioria das marcas presentes no mercado ela se torna marrom. Peça que a manicure rasgue o lacre do envelope na sua frente, assim terá certeza da procedência do equipamento.

Evitando micoses



Outro problema de saúde que frequentemente são contraídos em salões é a micose. O problema dermatológico é causado por fungos e é altamente transmissível. Mais uma vez a dica é: leve seus utensílios, eles são de uso pessoal. Caso aceite que a manicure use os delas, exija que tudo seja descartável, incluindo o recipiente em que se coloca os pés de molho. Quando a profissional terminar o trabalho, deverá quebrar as lixas e os palitos usados e jogá-los no lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!