quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Curiosidade: Casuar, ave de patada mortal


Casuar, ave da Nova Guiné,  uma das três maiores espécies de ave existentes na terra (as outras duas são a avestruz e a nossa Ema) .Tem um misto de timidez e agressinidade. São animais normalmente pacatos e tímidos que no entanto podem ser extremamente agressivos e perigosos para o Homem para proteger o ninho ou as suas crias.



Cheguei a vê-lo no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. A plumagem dele é abundante e de cor acinzentada, com penas coloridas na base do pescoço. Tem uma crista encarnada no alto da cabeça, que cresce  durante os primeiros anos do animal, é uma crista óssea protuberante.. É uma ave ágil, que pode correr a cerca de 50 km/h e saltar 1,5 m sem qualquer balanço.



Esta ave merece ser conhecida tanto por sua exótica aparência quanto pela idéia que nos faz ter de como eram as terríveis aves pré-históricas que possuíam hábitos semelhantes.



O Casuar lembra um peru gigante, tem uma crista esquisita, patas enormes com um gancho metálico que o deixa capaz de matar alguém que lhe provoque (fora isso, dizem as pesquisas, ele é até tímido). O habitat preferencial do casuar são zonas florestais, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a importante função ecológica de dispersar as sementes das árvores. O casuar tem papel importante na mitologia da Oceania representa geralmente uma figura maternal.



Na época de reprodução os machos reclamam um território e procuram atrair uma fêmea, que permanece apenas, até pôr entre de 3 a 5 ovos. Após a postura a fêmea abandona o ninho e pode eventualmente acasalar noutro território. Os machos cuidam sozinhos dos ninhos e das crias durante os nove meses seguintes. Os filhotes nascem com uma plumagem bege riscada de marrom.




Eles têm hábitos solitários e raramente foram observados em pequenos grupos. Escondem-se de dia em arbustos cerrados e procura movimentar-se mais ao crepúsculo. Apesar de seu tamanho, consegue nadar muito bem e para fugir até mesmo saltar .


Contudo, o casuar é uma ave importante para o Homem há centenas de anos como fonte de proteína através da carne e dos ovos. Algumas tribos nativas têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local; no entanto o casuar nunca foi completamente domesticado. É considerado “brabo” e uma placa no parque adverte aos incautos que uma simples patada pode matar alguém.


No ataque estilo ninja, o casuar usa chutes, bicadas e garra fatal 


1. O casuar é muito irritadiço. Na maioria das vezes as vítimas de seus ataques são pessoas desavisadas que se aproximam da ave para tentar alimentá-la. Mal-agradecida, ela parte pra cima da pessoa dando bicadas e chutes

2. Para atingir sua vítima, o casuar ainda dá pulos de até um metro de altura para usar suas afiadas unhas, localizadas nos três dedos dos pés. Essas garras podem passar de 12 centímetros de comprimento e são capazes de rasgar o pescoço ou a barriga de uma pessoa

3. Além dos humanos, cães também costumam ser atacados pela ave. O casuar odeia cachorros porque é muito caçado por dingos, uma espécie de cão selvagem australiano. O ataque pode ser feito com chutes da ave para frente e para trás.

Esta é mais uma pesquisa da colunista em vários blogs  da internet com imagens de divulgação

Um comentário:

  1. Muito bom seu artigo acerca do Casuar!!! O vimos no parque das aves também mas não achávamos conteúdo tão interessante quanto este. Parabéns

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!