sábado, 4 de agosto de 2012

Fruta de hoje: Guaraná



O guaraná é o fruto do guaranazeiro, arbusto trepador que chega a medir cerca de até dez metros de altura , com flores brancas e cheirosas. Primitivamente ele existiu na Bacia Amazônica, em torno das localidades de Mauás e Parintins, no Estado do Amazonas.

Curiosidade: "As primeiras notícias sobre o guaraná vieram de viajantes que, em séculos passados, percorrendo o interior do Brasil, tomaram conhecimento de uma pasta, endurecida em bastões pelo calor e pela fumaça, que os habitantes da região dissolviam em água para fazer uma bebida. Era um alimento estimulante imprescindível para os nativos daquela região. Estes recorriam ao guaraná sempre que necessitavam de maior energia para executar trabalhos físicos exaustivos. A ação estimulante do guaraná é devida ao seu conteúdo em cafeína."



O Guaraná um alimento forte, estimulante, renovador de energias fisicas e mentais, proporciona maior ativação dos nervos contribuindo para o perfeito funcionamento do complexo somático.
  • O guaraná é indicado na fraqueza geral, esgotamento, depressão nervosa, fastio, prevenindo e curando perturbações gastro-intestinais,  flatulências, fermentações anormais, diarréias, gazes e prisão de ventre.
  • Estimula as funções cerebrais, favorece a atividade intelectual. 
  •  Combate a enxaqueca, dá ritmo ao coração e restaura o vigor tanto em jovens quanto em idosos (reparando as forças das pessoas gastas por abusos e prazeres).
  • Tem ação benéfica sobre o estômago e intestino, e livra o organismo das toxinas e das fermentações. 
  • A sua ingestão é tão importante que até a sonolência após as refeições desaparece pois grande é seu efeito sobre o aparelho digestivo.
  • É considerado um excelente tônico vitalizante.

Paro o suco, bata 2 colheres (cha) de guarana em pó, e o suco de sua preferência, em um liquidificador. Pode-se usar "vitaminadas de banana" em lugar do suco, adocar a gosto com açúcar ou adocante. 

Podendo-se fazer também Guaraná com Cupuacu, Abacate ou Bacuri; Guaraná com Castanha e Amendoim  Guarana Completo com Limão; Guaraná com cenoura ou Beterraba (com cobertura de leite condensado); 
Guarana com Acai; Guarana com Aveia Granola ou Neston; Guarana com Amendoim. Achei até uma receitinha de viagra natural  que leva 1 colher de guaraná em pó. 

Ideal para o dia-a-dia é o Expressinho. Simplesmente adiciona-se 2 colheres (sopa) guaraná em pó, em um(1) copo de agua ou leite, adoçar a gosto com açúcar ou adocante. Tomando diariamente, antes do cafe, fará com que sintamos com mais energia.

Já o Porradinha, leva alcòol e a receitinha que tirei daqui é esta: Uma dose de vodka, 1/2 colher (ch) de chocolate, 1/2 de guarana em po, 1/2 dose de Martini Branco.


 E viva o guaraná brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!