sábado, 23 de junho de 2012

Dica Sugestiva: Vamos Blogar!!!

Amigos e amigas conectados no Blog da Colunista e que curtem a página do Facebook Blog da Colunista  Muriaé na Web-Tania Gusman., principalmente para aqueles que apreciam BLOGs e que gostariam de ter o seu próprio passando a ser também um blogueiro. Muito simples!!!

Vou  dividir com vocês dicas que retirei da revista Recreio do meu neto,  para que possam apresentar suas idéias ao mundo. Embora exista cerca de 120 milhões de blogs espalhados pelo mundo vai caber mais o seu, ora...


1º Escolha o publicador: Muita gente não sabe, mas fazer um blog é fácil e, o melhor, grátis; diferente do site que é mais elaborado e que se paga hospedagem, provedor e outras taxas a mais.Ex: existe diferença entre BLOG e SITE  : Blog da Colunista  e site Muriaé na Web tem diferença . Passe a observar e diferenciar os que rolam por ai
 Duas dicas legais para ser o seu publicador: pt-br.wordpress.com ou blogspot.com, ambos em português e fáceis de usar. Dá para ajustar letras, cores, alinhar o texto, postar links, fotos e vídeos.É só preencher o cadastro que é bem simples.

2º Pense em um tema legal: Você tem que escrever algo de que goste, mas é bom lembrar que,se escolher um tema mais específico, pode ter maior popularidade. Embora já existem blogs gerais sobre humor, reflexões, pedagógico, saúde, turismo, desenhos, esporte, artesanato, poesias, artes e pinturas, bordados, dicas, decoração, fotografia, sucatas, carros antigos, de moda então... nem se fala...etc... estas são algumas dicas que deixo pra você decidir. Algo seu, experiência sua,  fica bem mais pessoal.

3º Capriche no nome: Um título diferente já é um convite para as pessoas se interessarem por seu blog. Esqueça nomes difíceis em outros idiomas ou palavras genéricas. Idéias como: "Banana Craft", "Comida Síria", "Gosto de Ler e dai", "Borboletando" dependendo do assunto que escolher são legais...ou mesmo ir direto ao assunto a ser abordado.

4º Afine o texto com cuidado: Leia notícias sobre o assunto e, claro, outros blogs. Escreva como se estivesse conversando com os amigos mas evite os "internetês". Para o buscador achar você mais facilmente, inicie o título do post com termos pouco genéricos.

5º Cuide do visual: Se o fundo do blog for escuro, a letra tem que ser clara e vice-versa, para facilitar a leitura. E escolha um tamanho de letra que dê para ler sem forçar a visão. Sim , é tentador encher a página de cores, mas um visual mais limpo valoriza o conteúdo dos posts.

6º Fique bem na foto: Fazer o upload de uma imagem no blog é fácil. No publicador você tem o ícone "Adicionar Imagem", que obriga a procurar a foto no seu computador. Escolha as imagens com resolução leve (50KB, 100KM e nunca 1MB) para que a página carregue rápido. Só coloque foto que estiver nítida, nada fora de foco , embaçada  e escura.

7º Abuse do YouTube: Colocar um vídeo no ar é rápido. Se o seu publicador é o Blogspot, entre no YouTube, acesse o vídeo em questão, clique no botão "incorporar"(abaixo do filme) e copie o código para o local do texto em que quer que o vídeo apareça. No "Wordpress", clique em "Compartilhar"(ao lado) e repita o processo de colar o código.


8º Não ofenda ninguém: Para evitar confusão, messa suas palavras para não ofender as pessoas. Não deixe de ler os comentários que você recebe, mesmo os ofensivos, pois podem ser dicas para que o seu texto agrade maior número de pessoas. Só não deixe críticas assim ir para o ar.Marque a opção "Moderar comentário".

9º Não se arrisque: CUIDADO, na internet existem pessoas que não são legais, então evite se expor em demasia em seu blog.  Casa...família...detalhes de sua vida...não divulgue e-mail particular, telefone e endereço... é perigoso. E lembre-se nunca clique em links de sites não confiáveis, como os que aparecem com mensagens de prêmios milionários rsrsrs...

10º Não copie nunca! Copiar de outra pessoa e deixar passar como se fosse de sua autoria  È PLÀGIO, tem até lei que proibe isso.  Se você achou imagem ou texto que deseja usar em seu blog peça autorização ao dono, coloque o nome de quem cedeu o material e indique o links utilizados. è uma questão de ética.

Agora é só contar ao amigos que você tem um Blog, para que mais pessoas acessem. Isso vai incentivar você a postar. Mãos a obra , boa sorte e sucessos! Estarei daqui torcendo por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!