sexta-feira, 1 de junho de 2012

Curiosidade: a beleza do Beija Flor


 Beija-flor ou Colibri. 

 Com tamanho de aproximados 16 cm, e hábitos alimentares no néctar de flores e pequenos insetos o Beija Flor canta para atrair um companheiro.O pequeno pássaro da família Trochilidae tem uma batida rápida das asas entre 60 a 80 batimentos por segundo.

Muitos fatos interessantes estão ligados aos beija-flores:
- O beija-flor é a menor ave e também o menor de todos os animais que têm uma espinha dorsal.
- Um beija-flor não tem senso de cheiro.  É tão leve que pode se empoleirar em uma simples folha de capim. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum. Uma ninhada cabe inteira dentro de uma colher das de chá.


O beija-flor pode girar suas asas em círculo, eles são o único pássaros que podem voar para a frente, para trás, para cima, para baixo, de lado e pairar no ar. - Para economizar energia enquanto dormem ou quando a comida é escassa, eles podem entrar em um estado de hibernação (torpor), onde sua taxa metabólica é retardada ou para. - As famílias de beija-flores são a segunda maior família de aves com 343 espécies. - O coração de um beija-flor pode bater até  1.260 vezes por minuto. - O Beija Flor tem o maior cerebro de todas as aves (4,2% do seu peso corporal). - Beija-flores tem os pés muito fracos e os utilizam apenas para empoleirar-se.


Seu coração chega a atingir 1800 batidas por segundo. E para dormir, ele pousa em um galho e entra em estado de torpor, reduzindo seu batimento cardíaco para apenas 30 vezes por minuto! 

A dança nupcial é rica de movimentos e sons. Ao exibir a plumagem, o macho rodeia a fêmea em pleno vôo, chegando bem perto e abrindo a cauda em leque.- durante os mergulhos de namoro de um beija-flor ele pode atingir velocidades de até 60 quilômetros.



Beija-flores são encontrados apenas na América do Norte e América do Sul. Na América do Sul existe a maior variedade de beija-flores e mais da metade das espécies existentes. O país do Equador, no noroeste da América do Sul tem o maior número de beija-flores de qualquer país com 163 espécies diferentes.






Os beija-flores apresentam bicos longos e tubulares que facilitam a absorção do néctar, que é sua principal fonte de alimentos, e os torna importantes polinizadores.. A característica mais marcante dos beija-flores é que eles podem voar em ponto fixo, pairando no ar.


Os Beija-Flores se alimentam cerca de 5 a 8 vezes por hora, durante 30 a 60 segundos de cada vez. A grande parte da dieta dos beija-flores é o açúcar encontrado a partir do néctar das flores e seiva de árvore. Os beija-flores também comem insetos e pólen para obter as proteínas para construir músculos.


Se você gosta de deixar recipientes com água açucarada para atrair beija-flores, é fundamental lavá-los com água sanitária pelo menos uma vez por semana, para eliminar os fungos e bactérias que se acumulam. Se você não fizer isso, as bactérias passam para a língua do pequeno pássaro, e ela acaba inchando, matando o beija-flor asfixiado. Saiba mais sobre beija-flores. O livro “O Jardim dos Beija-Flores”, de Christian Frisch, fala destes pássaros incríveis, é ricamente ilustrado com fotografias e acompanha um tape educativo sobre as plantas que os atraem.

3 comentários:

  1. Prezada Tania.

    Obrigado pelas informações sobre os Beija-Fores. Pássaros de extrema candura e esperança. É esta a imagem que eles representam pra mim.
    Salvei as imagens como papel de parede.

    atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você (?) pelo comentário que para mim é mais que um incentivo! Considero como palavras carinhosas para que eu fique motivada a continuar dedicar-me em pesquisas semelhantes a esta, sempre no intuito de colaborar. Valeu!!!

      Excluir
  2. Parabéns Tania..A materia sobre esta ave..que é taõ linda..Beija -Flor.
    Se alguém prestar atenção..em um Beija-flor vai ficar..penotizados..porque ele é mt lindo..eu fico a espera deles..nas minhas flores..bjinhos..e PARABÉNS!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!