terça-feira, 1 de maio de 2012

Fruta de hoje: Pequi

O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais.Árvore com geralmente 10 metros de altura, tronco de casca áspera e rugosa.
Folhas pilosas, compostas, formadas por três folíolos com as bordas recortadas.Grandes flores amarelas, vistosas. Fruto tipo drupa, arredondado, casca esverdeada, como um abacate pequeno, só que mais rechonchudinho. 



Linda a floração do pequiseiro
A amêndoa é utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes. O pequi deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres. Deve ser levado a boca para então ser "raspado" - cuidadosamente - com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada e parar antes que os espinhos possam ser vistos. Jamais atire os caroços ao chão: eles secam rápido e os espinhos podem se soltar. A castanha existente dentro do caroço é muito saborosa; para comê-la, basta deixar os caroços secarem por uns dois dias e depois torrá-los. Sua madeira é de ótima qualidade, alta resistência e boa durabilidade. Frutificação de novembro a fevereiro.





Há quem não goste, mas quem não dispensa o pequi, um dos mais tradicionais ingredientes da culinária goiana, tem agora mais motivos ainda para consumi-lo. O fruto típico do Cerrado tem propriedades que o indicam como coadjuvante eficiente no tratamento de câncer e, ainda, para o retardamento da velhice.


Polpa de coloração amarela intensa que envolve uma semente dura, formada por grande quantidade de pequenos espinhos. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. Altamente calórico, perfumado, assim como o gosto meio adocicado, é usado como condimento. Sua polpa contém uma boa quantidade de óleo comestível, sendo muito rica em vitamina A e proteínas.


O fruto pode ser degustado das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Seu grande atrativo, além do sabor, são os cristais que forma na garrafa, que dizem, são afrodisíacos. Daí, para meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista selecionei duas receitas com o famoso fruto.


Licor de Pequi
Ingredientes:
1 kg de açúcar
1 litro de álcool de cereais ou vodka
1 xícara e meia de massa de pequi
1 litro de água
Modo de Preparo:
Lavar bem o pequi e colocar para cozinhar. Deixar esfriar, eliminando os caroços e colocar a massa do pequi na "infusão" por 15 dias no álcool ou vodka. Coar, filtrar e fazer o xarope com água e açúcar. Colocar a infusão no xarope frio, engarrafar e deixar envelhecer.




Arroz com Pequi -
 é o prato típico do Goiás, onde o fruto também é tradicionalmente preparado em gordas e saborosas galinhadas.Como já tive a oportunidade de saborear , recomendo para os amigos e amigas de paladar apurado, conectados no Blog da Colunista.

Ingredientes:
1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco, 1/2 litro de pequi lavado, 2 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada, 2 xícaras de chá de arroz, 4 xícaras de chá de água quente
Sal a gosto, Pimenta-de-cheiro ou Malagueta a gosto, Salsinha, cebolinha picada a gosto
Modo de Preparo:
Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.
Observações: Para esta receita, não utilize panela de ferro, pois a fruta fica preta.
Cuidado! Se você morder o caroço, ficará com a boca cheia de espinhos. O jeito certo de comer o pequi é roendo. Dica: òtimo para acompanhar, carne-de-sol  frita ou assada no espeto sobre brasas.
 Pesquisa realizada pela colunista com fotos divulgadas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!