quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Troféu Mulher Influente de MG vai para Mª Aparecida Tureta




 Muriaeense, única irmã na família de quatro irmãos: João Tureta Neto (falecido), Paulo Tureta e Vitório José Tureta. Maria Aparecida Tureta nasceu no dia 11 de janeiro de 1950, filha de Vitório Tureta (filho de imigrantes italianos) e de Erotides Pereira Machado Tureta (leopoldinense e professora nomeada, no DNER, em Realeza), recebendo deles, desde cedo, os valores religiosos, morais e éticos.

Mãe de cinco filhos: João Paulo, formado pelo CES/JF como Analista de Sistema, trabalhando atualmente na VIVO/SP, na categoria Senior e enviado à Venezuela para a implantação de Projeto de Telecomunicações; César Augusto, Doutorando,bolsista em Administração, na FGV/SP, estudioso e pesquisador, é professor na FEI/SP e na ESPM/SP; Luís Eduardo, estudante na UFJF, no curso de Engenharia Civil e Representante Comercial; Ana Luísa, cursa História no CES/JF e estagia no Museu Mariano Procópio, no Departamento de Difusão Cultural; Pedro Henrique cursa Sistema de Informação no  
CES/JF.

Maria Aparecida, mais conhecida como Profª Tureta, fez seus estudos primários no Grupo Escolar Desembargador Canedo (DECA), preparando-se, em seguida, por um ano no Curso de Admissão ao Ginásio, com a Profª D. Julieta Macedo Teixeira, para no ano seguinte ingressar-se no Colégio Santa Marcelina, no antigo Curso Ginasial, formando-se no Magistério em 1968. Trazia, desde cedo, o gosto pela Literatura, uma vez que teve em sua mãe a grande incentivadora. Lia contos e recitava poemas para os filhos ainda bem pequenos, estimulando-os. Isso iria interferir na escolha pelo curso de Letras, o que se concretizou.

Em 1973, graduou-se pela FAFISM (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina). Durante seu tempo na faculdade, participou de vários Congressos de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na UFRJ e outros mais. Preocupada em atualizar-se sempre, fez na FAFISM Pós Graduação em Fundamentos da Educação (1991) e Pós Graduação em Literatura Portuguesa e Brasileira (1992). Nos anos de 1996, 1997 e 1998, participou do Curso de Capacitação de Professores Estaduais de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira de Ensino Médio, em Ibirité/MG, na Fundação Helena Antipoff. No ano de 1994, prestou exame de vestibular na FAFISM, obtendo o 1º lugar para o curso de

Filosofia. Em 2005, fez o Curso de Redação Criativa na Estação das Letras no Flamengo/RJ.Atualmente, está aposentada. Iniciou sua carreira no Magistério em 1969, no Colégio Santa Marcelina, a convite das Irmãs e aí permaneceu até 2009. Lecionou Geografia no Ensino Fundamental e mais tarde passou a ministrar aulas de Português, Literatura e Redação para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e 3º ano Integrado/CAVE. Por onze anos, lecionou no Centro Educacional Muriaé (CCEM) para os cursos de Contabilidade (paraninfando a turma de 1975) e para o Curso de Pré Vestibular PROMOVE. Prestou três concursos públicos estaduais para o magistério, obtendo no último prestado, a classificação de 1º lugar. Atuou, também, como professora de Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas: Profº Orlando de Lima Faria (30 anos), E. E. Dr Olavo Tostes (2 anos) e Escola São Paulo (4 anos). No entanto, não se descuidou do trabalho voluntário. Muito jovem ainda, engajou-se no Serviço Social Irmã Maria Ana Sala  ao lado das irmãs Marcelinas. Visitava com elas as Comunidades mais carentes da cidade levando-lhes ajuda material, e conforto espiritual. Enquanto Normalista, trabalhou na Alfabetização Noturna de jovens e adultos, trabalhadores carentes. A entidade mantenedora era a Congregação Marcelina que contava sempre com as contribuições dos alunos e de suas famílias. O contato bem cedo com a pobreza, as dificuldades do próximo, a miséria material e espiritual dos menos favorecidos proporcionou-lhe ao longo da vida repensar e lapidar o espírito tendo um olhar mais benevolente para com o outro. Participou de Pastorais da Igreja Católica. Em virtude de uma família muito numerosa, a educação dos filhos e a profissão, optou por retirar-se temporariamente do serviço assistencial, priorizando sua dedicação ao trabalho na Igreja- Família.

Atualmente, diante das grandes transformações morais e sociais que sacodem o mundo moderno, seu maior e mais importante desafio é o da educação e da instrução dos filhos. Para tal empresa, muniu-se de muita fé no Criador, oração, coragem, renúncia, perseverança e determinação. Contudo, hoje, aposentada, dedica-se também ao trabalho voluntário no Clube das Mães do Serviço Social Ir.Maria Ana Sala e na Casa da Menina(SSVP) no atendimento a meninas menores e carentes.

Cumpre assinalar que, Maria Aparecida Tureta, como mãe, educadora e certamente, como tantas outras mulheres de fibra que no mundo lutam por um ideal maior, buscou sempre fazer a diferença na vida daqueles que lhe foi entregue na missão educativa (filhos e alunos), pois, teve sempre em mente que "tudo o que se faz com amor, por menor que seja, produz abundantes frutos, porque Deus olha mais para a intenção do que para a ação."

Um comentário:

  1. A Cida merece... inteligente... agradável... educada... enfim... gente que é gente...

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!