terça-feira, 20 de março de 2012

Dia de superação de barreiras e limites


21 de março, nesta data é  importante parar e refletir sobre as diferenças e respeitá-las.



Além deste dia comemorarmos a luta pela eliminação da discriminação racial, faz-se uma homenagem aos portadores da Sindrome de Down.

 
A homenagem foi feita pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com Down possuem.

 
O  dia deve ser lembrado como a superação de  barreiras e limites das pessoas que possuem Síndrome de Down. Esta data é muito importante porque torna visível todas as ações e lutas destas pessoas especiais. Demonstra também que eles podem estudar, trabalhar, viver sozinhos, casar e cuidar dos filhos.

CURIOSIDADE

Síndrome de Down
Todo ser humano possui 46 cromossomos, mas as pessoas com Síndrome de Down possuem 47. Um a mais no par de número 21. Por isso a síndrome também é chamada de trissomia do 21. A presença de um cromossomo a mais é determinada por um acidente genético. Pode ocorrer com qualquer casal, independente da faixa etária e herdada em poucos casos. A síndrome de Down não é um defeito nem uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças.

Fotos divulgação da internet

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!