domingo, 26 de fevereiro de 2012

Técnicas para lavar louça

Hoje lembrei-me do cursinho de técnica para lavar louças orientado pela professora Fátima, num dos Clubes de Mães da cidade do qual participei... Daí fui praticar pois minha secretária sai sexta e só retorna segunda.

Segui a ordem  da dica sugerida abaixo, e a tarefa de lavar louçasficou menos árdua e mais eficiente! O segredo está em lavar primeiro os itens que tem menos gordura, enquanto você vai lavando os copos a própria água que cai já vai retirando um pouco da gordura dos pratos e talheres.

 Preparação:
1. Uma opção: Ligue uma musica pra você ir cantando enquanto lava a louça, não recomendo ligar a TV porque você acaba se distraindo e alguns itens podem não ser tão bem lavados… imagina a cara da sua visita…
2. Separe pratos de talheres, de copos e panelas.
3.Coloque os pratos e os talheres dentro da pia, Deixe as panelas e bacias em um canto pois essas serão as últimos a serem lavados. 

Começa o jogo:
1º. Copos: Começamos lavando os copos em partes, sempre com a torneira fechada, depois que juntar uma quantidade de copos abra a torneira e enxágüe. Vá fazendo esse procedimento até acabar com os copos.

2º. Talheres: Depois dos copos é a vez dos talheres, faça o mesmo procedimento dos copos.

3º. Pratos: É a vez dos pratos, nessa hora você vai precisar limpar sua bucha com mais freqüência pois os pratos geralmente já tem alguma gordura.

4º. Panelas: A parte mais chata além de lavar as panelas algumas ainda precisa de uma esponja de aço para não deixar a panela manchada.

Dicas finais:
- Enquanto esfrega -se as louças a torneira deve ficar fechada para se economizar água.
  • -Uma coisa que ajuda e muito é água quente. Coloca uma chaleira pra ferver água antes de começar a brincadeira, organiza toda a louça dentro da pia, e então joga a água fervida sobre a louça. Vai ver que a maior parte da sujeira ,inclusive aquela gordura mais pesada, sai na hora. Vai até economizar esponja e detergente.
  • - Para arear as panelas usa-se uma pasta de brilho que vende em qualquer mercado, (vou passar uma receita que faço e ensinei no Clube de mães que é ótima) ou se preferir comece a usar panelas de vidro para evitar essa tarefa.
  • - Ainda sobre as panelas a gente  deve enchê-las com água após o uso que a sujeira mais grossa vai sendo removida mais facilmente.
  • - Retirar todos os restos de comidas dos pratos e panelas antes de começar a lavar as louças e usar um protetor de ralo de pia que é encontrado em qualquer loja de 1,99. (Infelizmente a técnica do surf só funciona para privadas).
 Mundo de plástico: Se você não se preocupa com a natureza pode usar talheres, pratos e copos de plástico. (a natureza não agradece a sua preguiça).

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!