domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fruta de hoje: Abacaxi


O abacaxi, pertencente à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do mundo. Tem grande aceitação em todo o mundo, tanto natural quanto industrializado.

Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras.

Devido sua beleza e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso.



 Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes. O abacaxi pode ser consumido in natura, industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa, licor. Ao comprá-lo é bom observar se as folhas da coroa não estão secas nem murchas, se o cheiro está bom e se não existem manchas.

O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro. O abacaxizeiro é uma planta que atinge um metro de altura, já era cultivada pelos indígenas antes mesmo do descobrimento do país.

No Brasil, são cultivadas várias espécies, como o abacaxi amarelo, porém a que se destaca é a variedade Pérola, de polpa amarelo-pálida, sabor bastante doce, casca esverdeada, mesmo quando maduro e pouca acidez.

Os principais países produtores de abacaxi são os Estados Unidos, o Brasil, a Malásia, Formosa, México e as Filipinas.

É conhecido também como ananás, como é chamado nos países de língua espanhola.

Suco de abacaxi não é santo, mas ajuda a fazer milagres, e  com própolis (15 gotas) duas vezes ao dia por 30 dias ajuda no tratamento da obesidade além de seu suco ser um excelente diurético, melhora o funcionamento do intestino e ajuda na prisão de ventre. O abacaxi é indicado, também, na anemia, porque contem muitos minerais como o cobre, ferro, manganês, cálcio, fósforo, e iodo, este ajuda a normalizar a tireóide, o que vale lembrar que alguns casos de obesidade são por hipotiroidismo.

O seu sabor doce e levemente ácido faz do abacaxi fresco uma deliciosa opção de sobremesa que pode ser acrescentada à saladas de frutas, ou, se você faz uso de carnes, a grelhados, presunto, frango ou outras carnes. É uma fruta de baixa calorias: 2 fatias (100g) tem apenas 58 calorias. Rico em vitaminas A e C, o que aumenta a imunidade.

A maior virtude dessa fruta é, em benefícios, estar na quantidade de bromelina. A bromelina é encontrada principalmente no miolo, na parte central da fatia, que muita gente tira fora na hora de comer a fruta. Essa enzima age no organismo na função digestiva, essa é a sua principal virtude, age no estômago, ela desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão.

DICA : Para quem gosta da fruta ,agenda aí  para conhecer a tradicional Festa do Abacaxi que acontece todos os anos no mês de Outubro na cidade de Pombos PE, festa muito esperada por motivo das atrações, bandas, blocos, e muito mais pelas comidas e bebidas feitas com esse delicioso ingrediente e Rei da Festa: O abacaxi.. A 27ª edição está sendo programada.

Confira algumas receitinhas desta fruta (clicando aqui)
Pesquisa realizada na internet como dica de saúde para os amigos e amigas conectados no Blog da Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!