terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dica econômica: Sabão líquido caseiro com óleo de cozinha usado

Esta é uma receitinha simples de sabão líquido caseiro, um produto que realmente é desengordurante e que promove a limpeza da casa e das roupas  reaproveitando óleo de cozinha usado. Aproveite a dica econômica e faça para limpar a sujeirada que a enchente proporcionou neste início de ano.

4 litros de óleo usado
1kg de soda forte
5 litros de alcool de posto
20 a 30 litros de água

Dilua a soda em 3 litros de água e deixe de lado.Esquente bem o óleo em uma lata e misture o alcool-devagar-porque poderá frigir devido a alta temperatura de óleo( Se quiser, pode também misturar antes o álcool com a soda e despejar no óleo).Agora despeje a soda e và mexendo até que mude de cor( cor de coca cola ou até mais clarinho)e deverá formar uma natinha por cima e uma espuminha.Se issso não acontecer é porque não ocorreu a saponificação,então leve cuidadosamenteao fogo para ganhar calor, mexa até que saponifique.O Restante de água deverá estar meio quente para ser acrescentado.Ele fica meio aguado mesmo(se colocar pouca água, quando esfriar ele turva e vira uma pasta sem qualidade), mas é um sabão forte que poderá ser usado par deixar roupas sujas de molho, limpeza de pisos, quintal, etc. Pode até ser usado como detergente para lavar a louça,desde que se usem luvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!