quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Que tal uma calda de melado com cachaça?

Hoje o dia começou melado!

Resolvi dividir com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista a criatividade de nossos jovens cozinheiros brasileiros apresentando uma das receitas do concurso realizado pelo Espaço Gourmet Escola de Gastronomia realizado em Curitiba(PR) e coordenado pela chef Luciana Godoy.

Patrick Vinicius Alves Simões, Luciana Coelho,  Daniel Zanotto
 Que tal uma calda de melado com cachaça? Ou um crocante de pinhão? Mandioca caramelizada é doce? E sorvete frito, como fica? Mais consistente que melancia frita?  Tudo isso está na relação das receitas que foram preparadas por alunos do Curso de Chef de Cozinha do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Foram sete os concorrentes, que prepararam as seguintes receitas: 1º lugar-Torta de cupuaçu com ganache blend (Patrick Vinicius Alves Simões), 2º lugar- Torta duo de chocolates com coulis de frutas vermelhas e vodka (Luciana Coelho), Brigadeiro Romeu e Julieta com calda de melado com cachaça (Ronaldo Gazal), Creme de café com chocolate e crocante de pinhão (Alice Shermack), Mandioca caramelizada com calda de frutas vermelhas (Ivan Lami); 3º lugar- Sorvete frito (Daniel Zanotto) e Melancia frita com iogurte e nozes caramelizadas (Élcio Cequinel).


Confira a receita de Ronaldo Gazal intitulada "Caminho de Minas": que embora não tenha vencido o concurso, teve o toque de criatividade de misturar ingredientes saborosíssimos na medida certa!
Brigadeiro Romeu e Julieta com Calda de Melado com Cachaça .
Ingredientes para o brigadeiro:
- 1 lata de leite condensado
- 50 gramas de queijo curado
- goiabada cascão

Ingredientes para a calda
- aceto balsâmico
- mel
- cachaça

Ingredientes para decorar
- arabescos de açúcar
- paçoca de amendoim

Modo de preparo: Para fazer o brigadeiro, coloque o leite condensado em uma panela em fogo baixo e misture sempre até ferver. Adicione o queijo e misture até dar o ponto, soltando do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole com um pedaço de goiabada dentro. Para preparar a calda, coloque o aceto em uma panela e deixe ferver. Reduza à metade da quantidade original e acrescente duas colheres de sopa de mel, sempre mexendo. Esperar dar o ponto, desligar o fogo e adicionar a cachaça.

3 comentários:

  1. Parabéns aos participantes... quero experimentar todas as receitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo...
      Obrigada por acessar conosco!
      Aos poucos vamos colocando as receitas dos participantes.
      Continue acompanhando o Blog da Colunista e se possível seja um participante. Agradeço antecipadamente.

      Excluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!