quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dicas para evitar gafes à mesa


Recebi estas dicas para evitar gafes à mesa, seja em casa de amigos ou restaurantes, achei interessantes e resolvi dividir com meus amigos e amigas conectados no Blog da Colunista:

 Curtam as dicas:
– Se o pedaço de frango tiver osso, não hesite em pegá-lo com a mão. Se não tiver, corte-o normalmente com a faca.

– Não utilize faca para comer massas. Enrole o macarrão no garfo, com a ajuda de uma colher. No caso de uma lasanha corte-a com o garfo.

– Pode ser usado talher próprio para comer peixe. Mas se o peixe for frito, utilize apenas o garfo. Ao mastigar um peixe com espinha não perca a classe. A forma mais sutil de se livrar dela é cobrir a boca com a mão esquerda em forma de concha, pegar a espinha com os dedos polegar e indicador e colocá-la num canto do prato.

– Para comer pudim, sorvete ou creme use sempre a colher e se precisar de uma ajuda use o garfo.

– Tanto a azeitona como as frutas que enfeitam a borda do copo de um drinque podem ser comidas. O melhor é fazê-lo rapidamente para que não se torne incomodo tomar a bebida.

– Não é delicado interromper a refeição de alguém em um restaurante. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.

Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca. Os guardanapos não devem ser trocados a cada novo salgado.
Caso você morda um salgadinho e o queijo insiste em esticar, o ideal é cobrir a boca com um guardanapo para poder partir o queijo com os dentes e remover o excesso com o próprio guardanapo.

– Quando terminar de comer, coloque os talheres paralelamente sobre o prato. Tanto faz que seja na horizontal, diagonal ou na vertical, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita.

– Se você estiver jantando em casa de amigos e o prato principal tiver ingredientes que você tenha alergia, aceite apenas os acompanhamentos, sem fazer alarde. Se a dona da casa perceber, diga a verdade.

– Se precisar ir ao banheiro no meio de um jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não interrompê-la se ela estiver falando.

– Caso esteja resfriada e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada.
.

Um comentário:

  1. PERFEITO!!! Manter a elegância na hora da "comilança" é imprescindível! Viu??? Eu espio sempre o seu blog! Mas confesso que sou um pouco preguiçosa pra deixar os comentários!! hehehe Agora vou deixar a preguiça de lado! Você merce ser prestigiada... sempre!!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!