sábado, 21 de janeiro de 2012

Dica Turística : Ouro Preto - MG

Ouro Preto- representa inquestionavelmente a síntese da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história mas pelas excepcionalidade do acervo cultural que preservou. Até  hoje a cidade mantém o estilo colonial, com suas obras e arquiteturas, o que a levou ao título dado pela UNESCO  de Patrimônio Histórico Mundial.

A cidade não oferece apenas uma aula de história e cultura com suas perfeitas obras, mas também uma riqueza natural exuberante, com cachoeiras, mirantes e minas que valem a pena ser conhecidos. Além de ser  o berço do esplêndido escultor, entalhador, desenhista e arquiteto da época colonial conhecido como Aleijadinho (o maior nome do Barroco latino-americano), guarda em suas igrejas as magníficas obras do artista, que atraem milhares de visitantes à cidade. 

  


"O turismo é um dos setores que mais crescem no Brasil atualmente e as  pousadas, principalmente nas áreas rurais, registram uma elevação da demanda em torno de 30% ao ano, conforme dados do SEBRAE, representando o quarto lugar no ranking mundial. A opção cada vez maior de famílias pelo turismo rural, visando lazer e descanso em locais com diversidade de opções em passeios e serviços, é uma das explicações para essa mudança.  As pousadas na grande Belo Horizonte como a Mirante do Café, no distrito de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto), estão atraindo cada vez mais turistas."
Confira no Vôo Panorâmico com Suely Calais





Os principais pontos turísticos da cidade são as obras históricas como a Igreja Nossa Senhora da Conceição, os museus da Inconfidência e do Oratório, a Igreja de São Francisco de Assis, a mina de Chico Rei, o Museu de Aleijadinho, a igreja Nossa Senhora do Pilar, a estrada Real e a Feira de Pedra sabão.
Existem ainda três parques ecológicos ao redor da cidade, que são a Estação Ecológica do Tripuí, o Parque Estadual do Itacolomi e o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, que são perfeitos roteiros de passeio ecoturístico.



A cidade ainda oferece excelentes restaurantes, bares, hotéis e casas noturnas, sendo famosa por seu carnaval que atrai uma enorme população de farristas todo ano. Com uma estrutura focada no turismo, Ouro Preto é uma tentadora opção de viagem.
Fotos divulgação turística da internet

Um comentário:

  1. Seguirei a sua dica Tânia, reservei um final de semana para desfrutar Ouro Preto, sei que será pouco, mas é melhor que curtir apenas as fotos.
    Parabéns pelo texto!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!