quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tributo a Ir. Rita de Cássia Ligiéro

Rita de Cássia Ligiéro nasceu em Laje do Muriaé-RJ em 16/12/1927. Filha de Francisco Mattos Ligiéro (Tio Xiquinho) e Maria do Carmo Goulart Ligiéro ( Tia Maricas), mana de minha avó Arinda. Única filha do casal. Mana de quatro irmãos: Antônio, João,  José Carlos e gêmea com Pedro..


Ir. Rita entrou no noviciado em 16 de feveriro, de 1949, atendendo a uma força maior mesmo contra a vontade de seus familiares. Era afilhada de minha mãe Maria Dulce Goulart Cerqueira Braga, sua prima em 1º grau. Como Freira Marcelina, foi uma educadora, professora de Português e por ser muito ativa e dinâmica exerceu inúmeras funções educacionais de religiosa. Uma lider e muito carismática!

Fez seu noviciado em Botucatu de 1950 a 1951. Dedicou sua vida inteira de apostolado, na cidade de Muriaé, exercendo sua missão de educadora entre as alunas internas e externas. Ministrou aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino Religioso. Era amante da cultura, da música e  da dança. Com intensidade, participava da vida escolar,  com carinho e atenção, ouvia os alunos aconselhando-os com sabedoria a todos que a procuravam.  Com bom humor, cumpria suas funções e com detalhes preparava os ambientes e o coração para receber os alunos.

Amava visitar as pessoas doentes para rezar junto aos familiares. Gostava de registrar os momentos felizes como nascimentos, festas e eventos. Com sua máquina fotográfica, não perdia os detalhes. Em seus últimos dias, dizia estar preparada para o encontro definitivo com seu amado Jesus.

A ela rendemos nossas homenagens hoje e sempre  neste dia  29 de novembro de 2011 em que o bom Deus a levou para junto de Si. Dai-lhe Senhor o eterno descanso.

Que do céu, irmã Rita interceda por nós, por todos seus familiares, alunos, ex-alunos e amigos. Rogue a Deus também para que surjam muitas vocações religiosas Marcelinas! Obrigada à Ir. Tania Souza pelo envio do texto carinhoso.

Um comentário:

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!