domingo, 5 de junho de 2011

O Tocantins é assim


Através desta pesquisa, desejo prestar uma homenagem ao Estado que vai acolher representantes de Colunistas Sociais deste Brasilzão de meu Deus, quando será empossada a nova diretoria da FEBRACOS -Federação Brasileira de Colunistas Sociais para o período 2011 a 2014.



Com uma temperatura média anual de 26ºC, seu  clima possui duas estações bem definidas durante o ano (de maio a setembro)  temporada de sol, e de chuvas com ventos fracos e moderados.(de outubro a abril) O estado brasileiro de Tocantins fundado em 20 de maio de 1989, conta com uma extensão de 2. 219 Km onde os  palmenses dedicam-se além da agropecuária ao comércio e construção civil.

A capital do estado é  uma cidade planejada, localizada no centro do Estado, à margem direita do Rio Tocantins,possuindotraçado moderno e arrojado, largas avenidas, diversas áreas verdes, quadras poliesportivas e um forte potencial para o turismo.


Oferece uma boa qualidade de vida e infra-estrutura básica. Cercada pelas serras do Carmo e do Lajeado, tem em seu Distrito, Taquarussu, serras e cachoeiras com quedas d´água de até 70 metros. Palmas é considerada uma das cidades mais arborizadas do País, pela Sociedade Brasileira de Arborização. Dentre as principais atrações turísticas  está a Praia da Graciosa  que é uma praia fluvial que surge de junho a setembro, época da seca do Rio Tocantins e se transforma num balneário com camping, bares flutuantes, quadras de esportes e shows. Vila de Canelas, 8 km, na margem oposta do Rio Tocantins  também é um bonito ponto turístico.

Passeios de barco pelo Rio Tocantins  com acesso pela Av. Juscelino Kubitschek a 9 km do Centro apresenta grande atração turística com saídas a cada 30 min, ininterrupta.

Por lá muitos eventos atraem grandes público dentre eles os Festejos de São José Operário no dia 19 de março nas cidades de Palmas, Palmeirante, Dianópolis e Paraíso do Tocantins, de São José Aparecido.A 1ª quinzena de setembro é marcada com a Festa do Cawboy.


Seu nome presta uma homenagem à Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio Paranã, e ao grande número de palmeiras, espécie nativa da região.

Estarei lá conferindo entre os dias 9 ao dia 13 de junho, admirando de pertinho alguns pontos turísticos daquela região que com muitos registros  dividirei depois com meus amigos conectados aqui no Blog da Colunista. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com os comentários no BLOG DA COLUNISTA . Tanto aqueles que nos incentivam quanto aqueles que nos criticam construtivamente. Mas por favor, quando emitir sua opinião procure sempre se identificar assumindo o que relata. AGRADECIDA!